Seguidores

março 15, 2011

Aniversário de Recife e Olinda

Recife, minha linda cidade.







A primeira vocação do Recife veio do mar. Quando a cidade surgiu, 474 anos atrás, era uma vila de Olinda, onde ficava o porto. Eram tempos de uma doce riqueza patrocinada pela cana-de-açúcar. Mas a cidade também viveu dias amargos: o centro histórico do Recife que enfrentou a decadência e conseguiu a façanha de se reinventar.

O Recife aponta para o futuro, enquanto Olinda preserva o passado. São duas cidades mais do que vizinhas: irmãs que se completam. Hoje, quase cinco séculos depois, o Recife tem quatro vezes mais a população da cidade histórica. As cidades estão unidas para sempre pela história e têm o mesmo dia de aniversário para comemorar: 12 de março.

No antigo porto de açúcar da atual capital está ancorado um dos principais polos de tecnologia da informação do país. "Nós estamos falando de um parque que tem 171 empresas e organizações, com mais de 6,5 mil pessoas trabalhando no local, dos quais, aproximadamente 500 são empreendedores. É algo que tem um faturamento em torno de R$ 700 milhões, valor estimado para 2010", revela o presidente do Porto Digital, Francisco Sabóia.

Os profissionais chegam de toda parte, atraídos pelo conhecimento gerado no local. Um grupo de onze angolanos veio em missão oficial para aprender e depois divulgar a tecnologia no país africano. “Nós fazemos parte de uma equipe do governo de Angola e queremos ganhar conhecimento para desenvolver software para o governo do país”, conta Alcides Cabral, gerente de projetos.

A união de universidades, empresas privadas e poder público deu suporte para que o Porto Digital se transformasse em um parque tecnológico de classe mundial, com investimentos de R$ 90 milhões.“A tecnologia no Porto Digital não tem limites. A gente pode desenvolver o que a gente imaginar. É um porto que se compara com os melhores portos tecnológicos do mundo”, afirma o gerente de projetos do Cesar Rogério Bronsztein.

Já em Olinda, o colorido intenso dos casarões e as fachadas preservadas por lei são um patrimônio de toda a humanidade. A beleza é fonte de inspiração permanente. Artistas plásticos, como a aquarelista Guita Charifker, se mudaram com pincéis e tintas para Olinda. “A cidade é muito inspiradora. Isso é muito bom para os artistas, a gente se sente em casa. Uma casa muito especial”, afirma a artista.

Olinda enche não só os olhos. É inspiração também para os músicos. Várias bandas escolheram esse endereço para compor e cantar. No dia do aniversário da cidade, eles se juntaram para fazer uma homenagem. “Olinda é uma cidade que pulsa, que fervilha arte, fervilha um monte de cultura e enquanto você está andando, está se inspirando”, orgulha-se Tiago de Zeca Andrade, cabeça do grupo Zé Cafofinho e Suas Correntes.

“Olinda é cheia de cultura. Você acorda escutando música e dorme escutando música. Isto é uma coisa muito inspiradora”, falou o música da Orquestra Contemporânea de Olinda. Ivan do Espírito Santo, outro música da Orquestra vai além. “Acho que é uma das jóias da coroa brasileira, da cultura”.
(Publicado no pe360graus.com, em 12/03/2011)

Nenhum comentário: